Internacional
Flotilha humanitária inicia viagem rumo à Faixa de Gaza
Barcos começaram a partir de Augusta, no sul da Itália
Após uma série de adiamentos devido a condições meteorológicas adversas, começou neste sábado (13) a viagem da Flotilha Global Sumud para tentar furar o cerco de Israel à Faixa de Gaza e levar ajuda humanitária à população civil palestina.
O primeiro dos 18 barcos que estavam ancorados no porto de Augusta, na Itália, zarpou pouco antes das 15h (horário local) com direção ao enclave.
A flotilha se juntará no Mediterrâneo a outras 21 embarcações que partirão da Tunísia e a mais seis provenientes da Grécia, levando 600 ativistas de mais de 40 nacionalidades, incluindo a ambientalista sueca Greta Thunberg, o brasileiro Thiago Ávila e políticos italianos e de outros países europeus.
Ao longo dos últimos meses, Israel interceptou barcos humanitários com destino a Gaza e prendeu e deportou seus tripulantes, entre eles Greta e Ávila, mas é a primeira vez que uma flotilha com tantas embarcações parte rumo ao enclave.
O objetivo é furar o bloqueio imposto por Israel à Faixa, onde a fome disseminada ameaça 100% da população, em meio à evacuação em massa da Cidade de Gaza, principal centro urbano do território.
Segundo as Forças de Defesa Israelenses (IDF), mais de 250 mil pessoas já deixaram o município nas últimas semanas.
A missão da Flotilha Global Sumud acontece após os ativistas denunciarem que seus barcos foram atacados com drones na costa tunisiana, informação negada pelas autoridades do país africano.
Os incidentes não deixaram vítimas.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
3ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício
-
4TRIBUTOS
IPVA 2026: Primeira parcela ou cota única começa a vencer nesta quarta-feira; confira como pagar
-
5EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais