Internacional
Petro ameaça renunciar cidadania italiana se UE não condenar Israel
Presidente da Colômbia disse que tem origens perto de Milão
O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, ameaçou nesta sexta-feira (12) renunciar à sua cidadania italiana se a União Europeia seguir não condenando o "genocídio" cometido por Israel na Faixa de Gaza.
"Caso a Europa continue apoiando as bombas que caem sobre Gaza, renunciarei publicamente à minha cidadania italiana e europeia", disse o mandatário em Popayán, relembrando suas origens em uma "cidade perto de Milão".
O chefe de Estado sul-americano também definiu os ataques das Forças de Defesa de Israel (IDF) no enclave palestino como o "terceiro genocídio da sociedade humana" após a conquista espanhola e a Segunda Guerra Mundial.
Em seu discurso, Petro também denunciou que criminosos na Europa desejam assassinar suas netas em Marselha, na França, e acusou as autoridades locais de "não estarem protegendo" suas parentes. Ele vinculou as ameaças em solo francês às apreensões massivas de drogas realizadas na Colômbia durante seu mandato.
Petro também acusou a "máfia que vive na Europa" de estar por trás do assassinato do senador e candidato à presidência Miguel Uribe Turbay, alvejado em 7 de junho e morto em 11 de agosto em Bogotá.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
3ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício
-
4TRIBUTOS
IPVA 2026: Primeira parcela ou cota única começa a vencer nesta quarta-feira; confira como pagar
-
5EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais