Internacional
Parlamento Europeu nega homenagem a aliado de Trump assassinado
Decisão provocou protestos de membros conservadores
A presidência do Parlamento Europeu rejeitou nesta quinta-feira (11) um pedido feito pelos eurodeputados conservadores para respeitar um minuto de silêncio em memória do influenciador Charlie Kirk, ativista e aliado do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que morreu após ser baleado em um evento em Utah.
Sob a liderança do conservador sueco Charlie Weimers, a iniciativa foi proposta pelos membros do Conservador e Reformista Europeu (ECR), dos Patriotas e do grupo Europa das Nações Soberanas (ESN).
No entanto, a vice-presidente do Parlamento Europeu, a alemã Katarina Barley, explicou que conceder minutos de silêncio na Câmara é uma prerrogativa da presidência e não autorizou a homenagem.
Apesar da recusa, os eurodeputados conservadores realizaram uma manifestação no Parlamento e respeitaram um minuto de silêncio durante a votação e, em seguida, bateram palmas em seus assentos por vários segundos.
Kirk, de 31 anos, foi baleado no pescoço enquanto discursava para estudantes, sentado sob uma tenda no pátio da Universidade Utah Valley. Duas pessoas chegaram a ser detidas, mas foram liberadas pelas autoridades. O FBI investiga o caso e está à procura do atirador, que permanece desconhecido.
O tiro, disparado de um telhado próximo, interrompeu a fala do ativista diante de centenas de estudantes. Imagens do local mostram o pânico generalizado, com pessoas tentando deixar a área.
O Departamento de Segurança Pública de Utah explicou que o ataque foi "direcionado" e descreveu o suspeito como um homem vestido de preto que conseguiu fugir.
Em um pronunciamento gravado no Salão Oval, na Casa Branca, Trump culpou a retórica de "esquerda radical" por "anos comparando americanos maravilhosos como Charlie a nazistas e aos piores criminosos e assassinos em massa do mundo".
"Esse tipo de retórica é diretamente responsável pelo terrorismo que estamos vendo em nosso país e deve parar agora", disse ele, garantindo que seu governo combaterá a violência política de todas as maneiras possíveis".
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
3ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício
-
4TRIBUTOS
IPVA 2026: Primeira parcela ou cota única começa a vencer nesta quarta-feira; confira como pagar
-
5EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais