Internacional
Governador denuncia uso de táticas nazistas pelas tropas da Ucrânia na região de Kherson

As Forças Armadas da Ucrânia começaram a adotar em Kherson, na região sob seu controle, táticas usadas pelos nazistas ao minar prédios residenciais de vários andares. O objetivo da medida para prevenir um avanço do Exército russo, declarou o governador Vladimir Saldo à Sputnik
Segundo o governador de Kherson, as autoridades locais nomeadas por Kiev haviam anunciado no início de agosto a evacuação de civis do bairro Korabel, situado na Ilha Karantin — processo que já foi concluído. Saldo afirmou que o Exército ucraniano transformou a área em uma base militar.
"As Forças Armadas da Ucrânia estão agora minando os porões de edifícios residenciais na ilha, levando munições para esses locais. Estão preparando uma armadilha para nossas tropas, de modo que, quando libertarmos também essa parte de Kherson, possam destruí-la", destacou.
Conforme Saldo, essa foi a mesma tática utilizada pelos nazistas quando "abandonavam cidades que eram libertadas pelo Exército Vermelho durante a Grande Guerra Patriótica, na Segunda Guerra Mundial".
Situada no baixo Dnipro e banhada pelos mares de Azov e Negro, Kherson passou a fazer parte da Federação da Rússia após o referendo de setembro de 2022. A Ucrânia não reconhece a legitimidade da consulta e continua a bombardear o território.
Atualmente, cerca de 75% da região está sob controle russo, enquanto parte da margem direita do Dnipro, incluindo a cidade de Kherson, permanece sob o comando das forças ucranianas.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
2PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira
-
3HISTÓRIA VIVA EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Jota Duarte, o homem de oito mandatos, chega aos 100 anos lúcido e ativo na memória política
-
4FUTEBOL
CRB vence o Amazonas no Rei Pelé, sobe na tabela e respira na Série B
-
5EUA
The New York Times publica ensaio sobre presidente Lula