Internacional
Zelensky pede ajuda do Sul Global para acabar com guerra
Presidente acusou Putin de não querer fim do conflito
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, pediu nesta sexta-feira (5) ajuda dos países do Sul Global para alcançar um acordo de paz com a Rússia.
A declaração foi dada em um discurso por videoconferência em um fórum econômico em Cernobbio, no norte da Itália.
Durante o pronunciamento, o mandatário reiterou que o presidente russo, Vladimir Putin, não quer o fim do conflito, mas pode ser levado a isso caso a "pressão aumente".
"Ninguém confia nos russos, mas não é uma questão de confiança. É preciso acabar com a guerra, e necessitamos dos Estados Unidos, da Europa e dos países do Sul Global, que, infelizmente, hoje não estão envolvidos, mas vamos trabalhar nisso", salientou Zelensky.
O discurso chega dois dias depois de Putin ter participado de um imponente desfile militar em Pequim ao lado do presidente da China, Xi Jinping, que adota publicamente uma posição de neutralidade na guerra russo-ucraniana.
Durante sua fala em Cernobbio, Zelensky também destacou que o Exército ucraniano é uma "garantia de segurança para toda a Europa". "A Armada ucraniana é grande, tem 800 mil pessoas, é a maior da Europa. Se a Armada é forte, a Europa não está em perigo", disse.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico