Internacional
Líderes do Sul Global defendem mundo multipolar e se opõem à hegemonia dos EUA, diz assessor do presidente russo
Líderes do Sul Global, em cúpula na China, defenderam um mundo multipolar, afirmando que a governança global não deve ficar apenas nas mãos dos EUA e seus aliados, afirmou Anton Kobyakov, assessor do presidente da Rússia e secretário-executivo do Fórum Econômico do Oriente, em entrevista à Sputnik.
Os líderes do Sul Global decidiram, durante a cúpula da Organização para Cooperação de Xangai (OCX) realizada na China, que o mundo não deve ser controlado apenas pelos Estados Unidos e seus aliados, disse ele.
"O Sul Global, como é chamado, na verdade reúne a maioria dos líderes mundiais. Eles concluíram que governar o mundo não é tarefa apenas dos Estados Unidos e de seus satélites. Um mundo multipolar significa direitos e oportunidades igualitárias. Nessa situação, cada participante dos processos globais poderá utilizar plenamente seus recursos", declarou Kobyakov.
A declaração veio após a visita de quatro dias do presidente Vladimir Putin à China. O líder russo participou da cúpula da OCX, de eventos comemorativos dos 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial e de reuniões bilaterais com chefes de Estado.
O 10º Fórum Econômico do Oriente acontece de 3 a 6 de setembro em Vladivostok, no campus da Universidade Federal do Extremo Oriente, com o tema "Extremo Oriente – Cooperação para a Paz e Prosperidade".
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
3ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício
-
4TRIBUTOS
IPVA 2026: Primeira parcela ou cota única começa a vencer nesta quarta-feira; confira como pagar
-
5EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais