Internacional
'Guerra às drogas é pretexto': analista explica que verdadeiro motivo é pressionar líder da Venezuela
Os Estados Unidos querem pressionar a Venezuela e impor suas regras ao presidente do país, Nicolás Maduro, sob o pretexto de combater o narcotráfico, disse à Sputnik Konstantin Blokhin, pesquisador-chefe do Centro de Estudos de Segurança da Academia de Ciências da Rússia.
Blokhin destacou que a Venezuela fica perto dos EUA e o presidente norte-americano, Donald Trump, não gosta que Caracas desenvolva relações com a Rússia e a China.
"Além disso, a Venezuela é um tesouro, um depósito de petróleo. Por isso, os Estados Unidos, sob o pretexto de combater o narcotráfico, tentam disciplinar Maduro e impor suas regras à Venezuela", ressaltou.
Segundo o analista, hoje em dia, com suas ações em torno da Venezuela, Trump está tentando implementar a nova Doutrina Monroe, segundo a qual todo o Hemisfério Ocidental foi declarado esfera de interesses dos EUA, mas em "estilo trumpista".
O interlocutor da agência acrescentou que atualmente, os Estados Unidos não estão prontos para uma guerra em larga escala na Venezuela.
"Acho que eles estão tentando demonstrar que, em termos gerais, estão prontos para essas ações, mas, na realidade, ninguém vai enviar um contingente militar para lá, como aconteceu durante a presidência de George W. Bush, quando foram enviadas tropas ao Iraque e ao Afeganistão", finalizou.
Na quarta-feira (3), o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, disse que os Estados Unidos vão iniciar uma guerra contra organizações terroristas de drogas. Na terça-feira (2), ele afirmou que os militares dos EUA realizaram um ataque mortal no Mar do Caribe contra um navio de drogas proveniente, segundo ele, da Venezuela.
Caracas, por sua vez, afirmou repetidamente que a presença de navios de guerra norte-americanos no Caribe não tem a ver com a luta contra o narcotráfico, sendo uma cobertura para uma tentativa de pressionar a Venezuela.
Além disso, Maduro acusou Rubio de realmente determinar a política da Casa Branca em relação a Caracas e tentar atrair Trump para uma aventura armada contra a Venezuela.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
3DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
4TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado