Internacional
Elevador da Glória: descarrilamento em Portugal tem ao menos 15 mortos e 18 feridos
O Elevador da Glória, em Lisboa, Portugal, descarrilou na tarde desta quarta-feira (3) e deixou ao menos 15 mortos e 18 feridos. Peritos e autoridades já estão no local realizando as investigações sobre o que motivou o acidente, que levou à destruição completa do veículo.
Segundo informações do jornal português PÚBLICO, o cabo de segurança do elevador se partiu e pode ter sido o principal fator para o acidente. Este cabo seria responsável pela ligação entre as duas cabines do veículo, que percorre um desnível acumulado de cerca de 48 metros.
O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, lamentou o acidente e o grande número de vítimas. Por meio de nota, a Presidência informou que o líder português prestou solidariedade às vítimas e pediu que o caso seja esclarecido rapidamente.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, também publicou uma nota de pesar nas redes sociais. Em português, a representante da União Europeia usou o X para compartilhar o luto pelas vítimas.
A Carris, empresa responsável pela gestão do Elevador da Glória, garantiu que todas as manutenções previstas para o veículo foram "realizadas e respeitadas", assim como os protocolos de manutenção do funicular.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
3ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício
-
4TRIBUTOS
IPVA 2026: Primeira parcela ou cota única começa a vencer nesta quarta-feira; confira como pagar
-
5EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais