Internacional
Trump diz que Xi Jinping deveria ter mecionado os EUA em discurso
O presidente norte-americano, Donald Trump, disse nesta quarta-feira, 3, que o líder da China, Xi Jinping, deveria ter mencionado os Estados Unidos em seu discurso na comemorações sobre o 80º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial. Trump afirmou que sentiu que os Estados Unidos foram menosprezados pela China por não receberem maior reconhecimento por seu papel na vitória na Segunda Guerra.
A China realizou um desfile para celebrar o 80º aniversário do fim da guerra, no qual reuniu um grupo de autocratas para fazer uma demonstração de força, com exibição de mísseis hipersônicos avançados no centro de Pequim, em evento também pensado para exibir o peso diplomático da China.
Trump chamou a cerimônia na cúpula organizada pela China de "muito, muito impressionante" e "linda", e que Xi, o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, e o presidente russo, Vladimir Putin, "esperavam que eu estivesse assistindo".
O republicano afirmou ainda que não tem mensagem para Putin, mas disse que conversará com o presidente russo nos próximos dias.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados