Internacional
EUA devem se preparar para novas realidades após cúpula da OCX na China, assegura analista
03/09/2025
Washington deve se preparar para as novas realidades da mudança da ordem internacional após a cúpula da Organização de Cooperação de Xangai (OCX), disse Sellita S.Sos, M.A, analista de relações internacionais da Universidade Bakrie, na Indonésia, em entrevista à Sputnik.
A maior cúpula da história da OCX foi realizada em Tianjin, na China, de 31 de agosto a 1º de setembro. Do evento participaram líderes de mais de 20 países, bem como representantes de organizações internacionais.
"A Organização de Cooperação de Xangai (OCX) não deve ser vista apenas como um fórum regional. Em vez disso, serve como uma porta institucional para a formação da emergente ordem mundial multipolar. A participação simbólica de líderes-chave como Xi Jinping, Vladimir Putin, Narendra Modi, [premiê da Índia] e Recep Tayyip Erdogan, [presidente da Turquia] enfatiza o que poderia ser chamado uma forma de geoevolução: uma tentativa coletiva de desafiar a hegemonia ocidental e gradualmente afastá-la", opina a interlocutora da agência.
De acordo com a especialista, nas discussões da cúpula, foi dada preferência a uma economia de mercado aberto, em oposição às tendências protecionistas como a política tarifária dos EUA sob a administração do presidente Donald Trump.
"Em conjunto, esses elementos sugerem que Washington precisa se preparar para as realidades de uma ordem internacional em mudança, que é cada vez mais definida pela multipolaridade, onde o poder está disperso entre vários centros ao invés de concentrado em um sistema liderado pelo Ocidente", concluiu Sellita.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
3ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício
-
4TRIBUTOS
IPVA 2026: Primeira parcela ou cota única começa a vencer nesta quarta-feira; confira como pagar
-
5EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais