Internacional
Após cúpula da OCX é óbvio que 'Rússia não está isolada', diz ex-premiê russo
O ex-primeiro-ministro russo Sergei Stepashin afirmou que não há qualquer isolamento da Rússia e classificou a reunião dos líderes de Estado Putin, Xi Jinping e Narendra Modi na cúpula da Organização para Cooperação de Xangai (OCX), em Tianjin, como uma "grande lição", destacando o apoio internacional prestado a Moscou.
Sergei Stepashin destacou a importância da reunião trilateral entre os líderes da Rússia, China e Índia durante a cúpula da OCX, realizada em Tianjin.
"Não, é claro que não. Isso é absolutamente evidente. Metade do mundo está conosco, então do que estamos falando?", afirmou o ex-premiê russo ao comentar se a Rússia estaria isolada diante da visita oficial do presidente russo Vladimir Putin à China.
Antes da sessão plenária da cúpula, o presidente Putin manteve breves conversas com o líder chinês, Xi Jinping, e com o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi. Putin e Modi chegaram juntos ao salão do encontro, de mãos dadas, e logo depois foram acompanhados por Xi. Segundo testemunhas, os três líderes mostraram bom humor e trocaram sorrisos durante o diálogo.
Stepashin ressaltou que o gesto simboliza um sinal político forte: "Quando, de acordo com a tradição russa, Índia, China e Rússia se reúnem a três, isso é realmente uma grande lição."
A cúpula em Tianjin, realizada entre 31 de agosto e 1º de setembro, foi a maior da história da OCX, contando com a participação de mais de 20 chefes de Estado e representantes de organizações internacionais.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
3ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício
-
4TRIBUTOS
IPVA 2026: Primeira parcela ou cota única começa a vencer nesta quarta-feira; confira como pagar
-
5EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais