Internacional
Tribunal reverte liminar que impedia governo Trump de corte em fundos climáticos de Biden
A administração do presidente americano, Donald Trump, obteve uma vitória por 2 votos a 1, em um tribunal federal de apelações nesta terça-feira, 2, em seu esforço para congelar US$ 16 bilhões e encerrar contratos para organizações sem fins lucrativos administrarem um "banco verde" destinado a financiar projetos "ecologicamente corretos".
O chefe da Agência de Proteção Ambiental (EPA, na sigla em inglês) criticou o programa do governo antecessor Joe Biden como um desperdício de dinheiro dos contribuintes, tentou recuperar seu financiamento e acusou as organizações sem fins lucrativos de má gestão.
A decisão do tribunal de apelações disse que os argumentos das organizações sem fins lucrativos pertencem ao tribunal de reivindicações federais porque tratam principalmente dos contratos subjacentes que os grupos mantinham com o governo federal, não de questões de direito ou da Constituição.
*Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado pela equipe editorial do Estadão/Broadcast. Saiba mais em nossa Política de IA.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados