Internacional
Terremoto no Afeganistão deixa mais de 800 mortos e milhares feridos
Um terremoto de magnitude 6.0 deixou mais de 800 mortos e mais 2,7 mil feridos ao atingir duas províncias montanhosas no Afeganistão, informou o Ministério do Interior do país, nesta segunda-feira (1º).
O terremoto, que começou no início da madrugada, destruiu aldeias no leste do Afeganistão, em Mazar Dara, província de Kunar, foi sentido na capital, Cabul, e se estendeu até o Paquistão.
Equipes de resgate foram mobilizadas em vários distritos da região montanhosa, perto da fronteira com o Paquistão, e o número de mortos possa aumentar, segundo as autoridades.
O governo informou que enviou helicópteros para transportar os feridos ao Aeroporto de Nangarhar, de onde são transferidas de ambulância para hospitais regionais.
"Todas as nossas equipes foram mobilizadas para acelerar a assistência, para que um apoio abrangente e completo possa ser fornecido", disse o porta-voz do ministério, Abdul Maten Qanee, à Reuters.
Vários Estados, incluindo Rússia, China e Irã, expressaram disposição para ajudar o país.
O Afeganistão é frequentemente atingido por terremotos – especialmente na cordilheira Hindu Kush, que fica perto da junção das placas tectônicas da Eurásia e da Índia. Em junho do ano passado, a província de Paktika foi atingida por um tremor de magnitude 5.9, que matou mais de 1.000 pessoas e deixou dezenas de milhares de desalojados.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
3DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
4TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado