Internacional
Brasileiro que servia ao Exército de Israel morre em Gaza; há suspeita de tiro acidental
Neste sábado (30), faleceu Ariel Lubliner, um brasileiro de 34 anos que atuava como sargento nas Forças de Defesa de Israel. Ele integrava uma unidade de apoio logístico que estava em operação no sul da Faixa de Gaza.
Conforme noticiado pelo Times of Israel, a morte está sendo analisada pelas autoridades como um possível caso de "fogo amigo". Segundo uma apuração inicial do Exército israelense, o sargento teria sido atingido por um disparo feito por engano por um companheiro de farda.
Ainda no sábado, outros sete militares ficaram feridos na mesma área, conforme informou o jornal.
O falecimento de Lubliner foi comunicado pelo ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, por meio de uma publicação na rede social X. Segundo ele, o militar brasileiro foi chamado para servir após os ataques promovidos pelo Hamas em 7 de outubro de 2023.
"Expresso meus mais profundos sentimentos à família do sargento", publicou o ministro.
Lubliner, que havia se mudado para Israel há uma década, deixa esposa e um bebê de nove meses. A família residia na cidade de Kiryat Bialik, localizada no norte do país.
A organização Stand with Us Brasil, que apoia o Estado de Israel, também prestou homenagem. "Sua morte representa não apenas uma perda imensa para sua família, mas também para todo o povo de Israel, que hoje soma 900 soldados caídos desde o início da guerra no enclave palestino", diz o comunicado.
Situação em Gaza
Mais de 63 mil palestinos foram mortos e pelo menos 159 mil ficaram feridos na Faixa de Gaza devido às ações militares israelenses iniciadas há quase dois anos, com um forte aumento desde o ataque do Hamas a Israel em 7 de outubro de 2023, que matou 1,2 mil pessoas e resultou em mais de 250 reféns.
Em meio à maior crise humanitária do enclave, 14 dos 15 membros do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas exigiram um cessar-fogo imediato e a liberação dos reféns, sendo os Estados Unidos a única exceção.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
3DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
4TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado