Internacional
Acidificação dos oceanos ameaça dentição dos tubarões e compromete sua alimentação, aponta estudo

A crescente acidificação dos oceanos pode comprometer gravemente a estrutura dentária dos tubarões, afetando diretamente sua capacidade de caça e alimentação, aponta um estudo conduzido por cientistas na Alemanha.
A acidificação dos oceanos é causada pela absorção de CO₂ das atividades humanas, reduzindo o pH da água. Até 2300, espera-se que o pH caia de 8,1 para cerca de 7,3.
Isso pode afetar corais, moluscos e até a capacidade de tubarões de caçar, já que dentes danificados podem dificultar a captura de presas. Mesmo com a troca constante de dentes, o esforço adicional pode impactar o crescimento e reprodução.
Cientistas incubaram dentes de tubarões em diferentes níveis de pH por oito semanas. Em água mais ácida de pH 7,3, como a prevista para o ano 2300, os dentes apresentaram "danos visíveis na superfície, como rachaduras e orifícios, aumento da corrosão da raiz e degradação estrutural", diz Sebastian Fraune, professor da Universidade Heinrich Heine e diretor do Instituto de Zoologia e Interações Entre Organismos e o autor sênior do estudo em comunicado.
O estudo testou apenas dentes mortos, sem considerar possíveis mecanismos de reparo em tubarões vivos. Ainda assim, mostra como mudanças químicas podem afetar toda a cadeia alimentar marinha.
Segundo Maximilian Baum, biólogo da Universidade Heinrich Heine, manter o pH oceânico próximo do atual pode ser essencial para a integridade das ferramentas dos predadores.
Mais de um terço das espécies de tubarões e raias já está ameaçado de extinção, principalmente por pesca excessiva e perda de habitat. Como predadores de topo, os tubarões são essenciais para o equilíbrio dos ecossistemas marinhos.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
2EUA
The New York Times publica ensaio sobre presidente Lula
-
3POSSIBILIDADE DE NOVAS ELEIÇÕES
Justiça Eleitoral cassa diplomas de prefeito e vice de Maribondo por abuso de poder econômico
-
4HISTÓRIA VIVA EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Jota Duarte, o homem de oito mandatos, chega aos 100 anos lúcido e ativo na memória política
-
5PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira