Internacional
EUA continuarão buscando solução diplomática para o conflito na Ucrânia, diz Vance

Os Estados Unidos vão continuar buscando uma solução diplomática para a crise ucraniana, disse o vice-presidente dos EUA, J.D. Vance, em entrevista à mídia norte-americana publicada neste domingo (24).
"Esta guerra não é do interesse de ninguém. Não é do interesse da Europa nem dos Estados Unidos. Não achamos que seja do interesse da Rússia ou da Ucrânia continuar, então seguiremos pressionando por uma solução diplomática", disse Vance à NBC News.
O vice-presidente norte-americano também expressou sua confiança de que a Rússia não estava enganando o presidente dos EUA, Donald Trump, quanto a seu desejo de resolver o conflito, acrescentando que fez "concessões significativas" a Washington pela primeira vez desde o início de sua operação militar especial na Ucrânia.
Apesar disso, Vance afirmou não acreditar que o conflito na Ucrânia possa ser encerrado "da noite para o dia", mas espera que a paz possa ser alcançada em seis meses.
"Continuaremos fazendo o que for preciso para resolver isso. Não acredito que isso vá acontecer da noite para o dia. Acredito que continuaremos a progredir", disse Vance em entrevista à NBC News.
Os Estados Unidos esperam que uma solução pacífica seja alcançada dentro de três a seis meses, acrescentou o vice-presidente, afirmando ainda que os EUA não descartam a possibilidade de impor novas sanções contra a Rússia.
"As sanções não estão descartadas, mas tomaremos essas decisões caso a caso", disse ele.
Vance também afirmou que o presidente dos EUA, Donald Trump, já aplicou "alavancagem econômica agressiva" contra a Rússia, acrescentando que Trump pressionou a Rússia mais do que o ex-presidente dos EUA, Joe Biden, em três anos.
Mais lidas
-
1EUA
O jornal The New York Times publica hoje (14) um ensaio do presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, na sequência da pressão dos EUA sobre o Brasil, para um "diálogo aberto e honesto com o presidente dos EUA".
-
2POSSIBILIDADE DE NOVAS ELEIÇÕES
Justiça Eleitoral cassa diplomas de prefeito e vice de Maribondo por abuso de poder econômico
-
3HISTÓRIA VIVA EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Jota Duarte, o homem de oito mandatos, chega aos 100 anos lúcido e ativo na memória política
-
4PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira
-
5FUTEBOL
CRB vence o Amazonas no Rei Pelé, sobe na tabela e respira na Série B