Internacional
Mídia: Pentágono veta Ucrânia de usar armas de longo alcance para atacar Rússia
O Pentágono tem bloqueado o uso de armas de longo alcance pela Ucrânia para ataques no interior do território da Rússia ao decorrer dos últimos meses, informou o Wall Street Journal, citando autoridades com conhecimento no assunto.
O veto norte-americano a ataques com armas de longo alcance está limitando as operações militares ucranianas, enquanto a Casa Branca e o Kremlin buscam negociações de paz.
Segundo fontes do Wall Street Journal, ataques com sistemas ATACMS de longo alcance dos EUA não são realizados há meses — Kiev tentou usá-los para atacar áreas distantes da fronteira entre os países, mas essa tentativa foi proibida pelos Estados Unidos.
Zelensky não aceita negociação norte-americana
O líder ucraniano Vladimir Zelensky, durante a reunião em Washington, disse "não" a todas as propostas do presidente dos EUA, Donald Trump, para uma resolução do conflito na Ucrânia, que os EUA consideram necessárias, declarou nesta semana o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov.
"[Durante o encontro em Washington] ficou claro para todos que existem vários princípios que Washington acredita que devem ser aceitos, incluindo a não adesão à OTAN [...], discussão de questões territoriais, e Zelensky disse 'não' a tudo isso."
Enquanto a Ucrânia tenta prolongar o conflito, um funcionário da Casa Branca, que falou em anonimato com a NBC News, afirmou que Trump acredita que a Ucrânia deva aceitar uma trégua baseada nos termos propostos pela Rússia.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado