Internacional
Cairo: Israel ignora completamente os esforços dos mediadores e a proposta de cessar-fogo em Gaza
Segundo declarações do Ministério das Relações Exteriores do Egito, Israel está ignorando completamente os esforços dos mediadores e o acordo proposto para um cessar-fogo na Faixa de Gaza.
Na quinta-feira (21), o conselheiro do primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu, Dmitry Gendelman, disse à Sputnik que Netanyahu aprovou o plano do comando militar para estabelecer o controle sobre a Cidade de Gaza para derrotar o Hamas.
Em comunicado, publicado no mesmo dia da declaração israelense, Cairo afirmou que "acompanha com profunda preocupação a persistência do governo israelense em prosseguir com a implementação de um plano de ataque pelas forças de ocupação israelenses com o objetivo de controlar as cidades na Faixa de Gaza, em uma nova tentativa de consolidar sua ocupação ilegal dos territórios palestinos"
Segundo consta a nota, a chancelaria egípcia acrescenta que a "conduta demonstra o completo desrespeito de Israel pelos esforços dos mediadores e pelo acordo proposto para chegar a um cessar-fogo, libertar reféns e detidos e permitir a entrada de ajuda humanitária, bem como pelas demandas internacionais para encerrar a guerra".
Israel anunciou planos para tomar a Cidade de Gaza em meio a negociações mediadas em andamento sobre um cessar-fogo no enclave palestino em troca da libertação de reféns israelenses. Na segunda-feira, uma fonte egípcia disse à Sputnik que o Hamas concordou com o plano entregue ao movimento palestino e a Israel em no último domingo (17). O plano prevê o fim total das hostilidades e a libertação de metade dos reféns israelenses que permanecem em cativeiro pelo Hamas em troca de prisioneiros palestinos. Israel ainda não se pronunciou sobre essa proposta.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
3TRIBUTOS
IPVA 2026: Primeira parcela ou cota única começa a vencer nesta quarta-feira; confira como pagar
-
4EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais
-
5ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício