Internacional
Desenterram em vala na Alemanha figura de bronze de um guerreiro celta (FOTO)

Uma rara estatueta fundida de bronze de um guerreiro armado foi um dos milhares de artefatos descobertos na escavação recentemente concluída de um ópido, ou seja, um assentamento celta, em Manching na Baviera, escreve The History Blog.
Ele é representado investindo com um escudo levantado em sua mão esquerda e uma espada em sua mão direita. Um ilhó no topo da cabeça da figura indica que pode ter sido usado como um pingente. O artefato foi achado em uma vala que se acredita ter sido um marco de delimitação. Peças de cerâmica recuperadas da mesma camada datam do século III a.C., detalha o portal.
Arqueólogos completaram uma escavação de três anos no oppidum celta de Manching na Baviera, Alemanha. Eles desenterraram mais de 40.000 artefatos que fornecem novas informações sobre a vida no final da Idade do Ferro.
Com apenas 75 mm de altura e um peso de 55 gramas, o guerreiro é pequeno, mas notavelmente complexo. O artefato foi feito usando a técnica de fundição com cera perdida, um método que envolve a criação de um modelo detalhado de cera, envolvê-lo em argila e depois o derreter. O bronze fundido é então vertido para dentro da abertura preenchendo a cavidade que era ocupada pela figura de cera.
O raio X da estatueta de bronze revelou que o objeto, densamente coberto com produtos de corrosão de cobre que tapavam seus detalhes, era um guerreiro celta feito em uma fundição de bronze sólido.
Mais lidas
-
1EUA
The New York Times publica ensaio sobre presidente Lula
-
2EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
3POSSIBILIDADE DE NOVAS ELEIÇÕES
Justiça Eleitoral cassa diplomas de prefeito e vice de Maribondo por abuso de poder econômico
-
4HISTÓRIA VIVA EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Jota Duarte, o homem de oito mandatos, chega aos 100 anos lúcido e ativo na memória política
-
5PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira