Internacional
Rubio vai liderar conselheiros da OTAN para elaborar garantias de segurança à Ucrânia, diz mídia
O presidente dos EUA, Donald Trump, e líderes europeus concordaram que o secretário de Estado Marco Rubio liderará um grupo de conselheiros e oficiais da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) para elaborar garantias de segurança à Ucrânia, informou o Wall Street Journal nesta segunda-feira (18).
"Trump e os líderes europeus concordaram que o secretário de Estado Marco Rubio comandará um grupo específico de conselheiros de segurança nacional e representantes da OTAN para desenvolver garantias de segurança à Ucrânia", escreveu a publicação.
Segundo autoridades europeias, as garantias de segurança à Ucrânia incluirão quatro componentes: presença militar, defesa antiaérea, fornecimento de armamento e monitoramento do cessar-fogo.
Mais cedo, Trump recebeu na Casa Branca Vladimir Zelensky e líderes de países da União Europeia. Anteriormente, o republicano não descartou a possibilidade de uma futura reunião tripartite com o presidente russo, Vladimir Putin, e Zelensky, caso as negociações fossem bem-sucedidas.
Durante o encontro entre Putin e Trump no Alasca, na sexta-feira (15), os líderes chegaram a um entendimento sobre as garantias de segurança à Ucrânia. O mesmo foi dito ao final do encontro desta reunião europeia na Casa Branca.
De acordo com o secretário-geral da OTAN, Mark Rutte, a adesão da Ucrânia à aliança não está em discussão. O que se discute são garantias semelhantes ao Artigo 5 da Carta da OTAN, que estabelece a defesa comum do bloco.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado