Internacional
Aproximação entre Rússia e EUA pode prejudicar expansão da Europa nos mercados globais, diz analista
De acordo com o professor titular de Ciências Políticas e Relações Internacionais da Universidade de Oum El Bouaghi, Ammar Siga, a cúpula russo-americana do Alasca tem um importante aspecto econômico que pode minar a expansão da Europa nos mercados mundiais.
O especialista em questões estratégicas destacou o aspecto econômico do encontro dos dois chefes de Estado e sua influência nos mercados mundiais.
"A cúpula russo-americana demonstra uma aproximação que pode causar preocupação e descontentamento entre os parceiros tradicionais dos EUA, principalmente os países europeus", disse Ammar Siga.
Ele salientou que o aspecto econômico da cúpula podia minar a "expansão da Europa nos mercados mundiais e rotas logísticas e sua vontade de disseminar sua influência nas regiões estratégicas do planeta".
O analista acha que o formato bilateral da cúpula do Alasca sugere a possibilidade de fechar acordos entre a Rússia e os Estados Unidos "fora do quadro do confronto tradicional" entre as duas potências, o que causou "indignação" em Kiev, assim como em países europeus.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
3TRIBUTOS
IPVA 2026: Primeira parcela ou cota única começa a vencer nesta quarta-feira; confira como pagar
-
4EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais
-
5ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício