Internacional
Israel confirma que vai 'concentrar' operações militares na Cidade de Gaza
O chefe do Estado-Maior israelense, Eyal Zamir, disse que o exército "em breve" passará para a próxima fase de sua operação no enclave palestino, de acordo com uma declaração das Forças de Defesa de Israel (FDI).
"Hoje aprovamos o plano para a próxima fase da guerra", disse Zamir, que acrescentou que o objetivo desta ação era "continuar intensificando os ataques contra o Hamas na Cidade de Gaza até sua derrota final, sempre mantendo os reféns no topo de nossas preocupações".
O alto comando militar disse que, embora as operações continuem em todo o enclave palestino, as forças armadas israelenses mudarão seu foco para a capital, e seus moradores já estão recebendo tendas e outros equipamentos para sua realocação para o sul.
Após o anúncio do plano de Israel de assumir o controle da Cidade de Gaza, vários países e organizações humanitárias criticaram a decisão do governo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.
A guerra teve início em 7 de outubro de 2023, quando o Hamas atacou o sul de Israel, matando 1.200 pessoas e fazendo mais de 250 reféns. Desde então, o contra-ataque israelense resultou na morte de mais de 61.000 palestinos, segundo o Ministério da Saúde de Gaza, além de provocar fome, deslocamento em massa e destruição generalizada no enclave.
Enquanto em Israel são esperados protestos pedindo o fim da guerra e a libertação dos reféns, as negociações para um cessar-fogo de 60 dias, mediadas pelo Egito e Catar com apoio dos EUA, permanecem em um impasse.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
3TRIBUTOS
IPVA 2026: Primeira parcela ou cota única começa a vencer nesta quarta-feira; confira como pagar
-
4EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais
-
5ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício