Internacional
EUA enviarão forças aéreas e navais ao mar do Caribe para combater cartéis de drogas, diz mídia
Os Estados Unidos ordenaram o envio de forças navais e aéreas ao sul do mar do Caribe para lidar com as ameaças dos cartéis de drogas, informou a agência de notícias Reuters, citando fontes.
Em particular, os Estados Unidos vão mandar vários aviões espiões P-8 e pelo menos um navio e um submarino. O envio deverá ocorrer dentro de alguns meses.
Em fevereiro, o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, anunciou que Washington estava classificando uma série de cartéis de drogas como organizações terroristas globais. Entre eles Tren de Aragua (Venezuela), Cartel de Sinaloa (México), Cártel del Noreste (México), Cárteles Unidos (México) e MS-13 (EUA e América Central).
Desestabilização da América Latina
O ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Yván Gil, afirmou ontem (13) que os Estados Unidos usam o combate ao narcotráfico como pretexto para possíveis intervenções militares na região.
Gil destacou que, desde 2015, quando o governo de Barack Obama declarou a Venezuela uma "ameaça incomum e extraordinária", o país enfrenta bloqueios comerciais e sabotagem da indústria petrolífera e da moeda, além de restrições ao acesso a medicamentos durante a pandemia de COVID-19.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
5ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias