Internacional
Milhares de congoleses fogem para o Burundi em meio ao avanço de rebeldes do M23 no país
Moradores da província de Kivu do Sul, no leste da República Democrática do Congo (RDC), estão fugindo aos milhares para o Burundi em meio ao avanço dos rebeldes do Movimento 23 de Março (M23) na região, relatou a estação de rádio Okapi neste domingo (16).
Ontem, os rebeldes entraram em Bukavu, capital da província de Kivu do Sul e a segunda maior cidade no leste da República Democrática do Congo (RDC), segundo Corneille Nangaa, líder da Aliança do Rio Congo, que reúne diversos grupos rebeldes. A ofensiva vem após breve cessar-fogo unilateral por parte da aliança.
Após o fracasso de mediação liderados por Angola, o movimento rebelde M23 retomou sua ofensiva no leste da RDC nas últimas semanas. No final de janeiro, os rebeldes anunciaram a captura da cidade de Goma, capital da província de Kivu do Norte. Suas tropas então começaram a avançar em direção a Bukavu.
A RDC quanto e a Organização das Nações Unidas (ONU) acusam Ruanda de apoiar os rebeldes da milícia de etnia tutsi Movimento 23 de Março (M23), mas o governo ruandês nega. Por outro lado, ativistas acusam o Ocidente de estar por trás dos ataques à RDC.
O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu contenção, instando todas as partes a respeitarem a integridade territorial da RDC para evitar que o conflito se transforme em uma guerra regional mais ampla.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado