Internacional
Papel diplomático: Rio de Janeiro será sede da Cúpula do BRICS em 2025
O Rio de Janeiro foi oficialmente escolhido como sede da Cúpula dos Líderes do Brics em 2025, marcada para os dias 6 e 7 de julho.
A confirmação ocorreu após uma reunião entre o prefeito Eduardo Paes, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e representantes do governo federal, realizada neste sábado (15), no Palácio da Cidade, em Botafogo.
Neste ano, o Brasil assumiu a presidência rotativa do BRICS um grupo de cooperação internacional formado por países em desenvolvimento, que atualmente inclui Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Etiópia, Emirados Árabes Unidos e Irã.
A prefeitura destaca que a escolha do Rio de Janeiro como sede da cúpula reforça o papel da cidade como um centro estratégico para eventos internacionais. Durante o evento, estarão presentes chefes de Estado, ministros, representantes de governos locais e membros da sociedade civil dos países-membros do BRICS. Este evento ocorrerá apenas um ano após a cidade ter sediado a Cúpula do G20, solidificando ainda mais o Rio como um polo de diplomacia internacional.
De acordo com a Prefeitura, a Cúpula dos Líderes do Brics será uma oportunidade para fortalecer as relações internacionais, promovendo intercâmbios culturais, comerciais e turísticos entre o Brasil, os países do Brics e o restante do mundo.
Em suas redes sociais, o prefeito Eduardo Paes compartilhou um vídeo com o chanceler Mauro Vieira, celebrando a escolha.
"A gente se sente muito orgulhoso de representar todos os brasileiros com as belezas da nossa cidade, com seus desafios, ninguém é ingênuo, inocente aqui. Mas é uma cidade muito especial, que a gente tem muito orgulho. Rio mais uma vez capital do mundo, com G20 no ano passado, agora BRICS e quem sabe eu não consigo a assinatura do decreto presidencial de Rio capital honorária do Brasil", afirmou.
"Receberemos os chefes de Estado dos 20 países que integram o BRICS nas categorias de membros plenos e parceiros em que vamos tomar decisões importantes para o desenvolvimento desses países, para a cooperação e para a melhoria das condições de vida dos habitantes desses países. Mais uma vez o Rio de Janeiro será palco de uma importantíssima reunião internacional", acrescentou o chanceler Mauro Vieira.
A Prefeitura do Rio criou o Comitê Rio Brics, que ficará encarregado de elaborar o "Calendário Brics Rio", que reunirá as iniciativas e atividades previstas até o final de 2025. O comitê também participará de fóruns e comissões organizados por diferentes esferas do governo e da sociedade civil, tanto nacionais quanto internacionais, para discutir questões pertinentes ao grupo.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado