Internacional
Juiz ordena que governo Trump libere ajuda externa do USAID
Um juiz federal ordenou que o governo Trump suspendesse temporariamente o congelamento de ajuda humanitária dos EUA no exterior promovida pela agência para Assuntos Internacionais Desenvolvimento (USAID, na sigla em inglês), citando os efeitos nocivos da paralisação sobre empresas e organizações sem fins lucrativos americanas.
A decisão de 15 páginas, emitida pelos Tribunal Distrital em Washington na noite de quinta-feira, 13, acontece num momento em que o governo agiu rapidamente para desmantelar a USAID, responsável por cerca de dois terços das dezenas de bilhões de dólares em assistência estrangeira do país anualmente.
O juiz Amir Ali emitiu a ordem em uma ação movida por duas organizações sem fins lucrativos, o Global Health Council e a AIDS Vaccine Advocacy Coalition. Ele disse que eles forneceram evidências dos "efeitos devastadores" que a decisão do governo teve sobre empresas e organizações, incluindo demissões e fechamentos.
Embora a assistência humanitária represente uma grande fatia do total, um financiamento significativo também é destinado ao fortalecimento de forças armadas em nações aliadas e à ajuda a governos para eliminar gradualmente os combustíveis fósseis ou conter a produção de opioides que podem acabar nos EUA.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado