Internacional
Pentágono prepara possíveis cortes de custos para Doge
Em uma tentativa de se antecipar ao que podem ser cortes drásticos do Departamento de Eficiência Governamental (Doge, na sigla em inglês), do bilionário Elon Musk, algumas partes das forças armadas estão preparando listas de armas que há muito tempo queriam cancelar, mas não conseguiram aprovar pelos legisladores que buscam proteger os gastos em seus distritos.
Membros do Doge são esperados no Departamento de Defesa já nesta sexta-feira, 14, disseram autoridades americanas de defesa. O Pentágono recebeu uma lista de funcionários do Doge designados para o departamento, mas não a divulgou publicamente, acrescentaram.
Nas semanas desde que o presidente Donald Trump assumiu o cargo, funcionários do Doge foram incorporados a diversas agências federais, revisando sistemas governamentais em busca de gastos excessivos. Trump assinou uma ordem executiva na terça-feira, 11, dando ao DOGE mais autoridade para reduzir o tamanho da força de trabalho federal.
Mas o Doge ainda precisa lidar com um orçamento tão grande e complexo quanto o do Departamento de Defesa. O departamento emprega três milhões de soldados e civis e tem um orçamento superior a US$ 800 bilhões, o que representa pelo menos 12% do orçamento federal de US$ 6,75 trilhões.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado