Internacional
Plano de Trump para Faixa de Gaza só trará mais guerra e sofrimento, diz mídia chinesa

O plano do presidente dos EUA, Donald Trump, para a Faixa de Gaza só trará mais guerra e sofrimento à região, escreve o jornal China Daily.
Trump já havia anteriormente afirmado que os EUA "assumirão o controle" da Faixa de Gaza e serão responsáveis pelos trabalhos de reconstrução na região, desejando transformá-la em uma "Riviera do Oriente Médio". O chefe da Casa Branca chamou a Faixa de Gaza de "local de demolição" e disse que seus habitantes deveriam ir para outros países, sugerindo a Jordânia ou o Egito em particular. Ele também não descartou que os EUA pudessem enviar seu Exército para Gaza, e prometeu visitar a área pessoalmente.
"O plano de Trump para o pós-guerra em Gaza, como disse [o premiê israelense Benjamin] Netanyahu, pode realmente 'abrir muitas oportunidades' para Israel. Mas as oportunidades incluem mais guerra e sofrimento para a região, incluindo Israel", apontam os autores do artigo.
O jornal enfatiza que Gaza pertence ao povo palestino, não aos EUA, é "parte integrante do território da Palestina, e não uma moeda de troca nos jogos políticos entre Tel Aviv e Washington".
"A comunidade internacional, incluindo os EUA, deve unir os esforços para tornar Gaza melhor, não pior. Gaza precisa de assistência humanitária e de reconstrução", acrescenta a publicação.
Pequim tem repetidamente enfatizado que o plano de "dois povos, dois Estados" é a principal solução para o conflito.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
2INOVAÇÃO
Obra da Marginal do Piauí recebe moderna sinalização termoplástica em Arapiraca
-
3VOO DE GALI NHA
TV Asa Branca estreia como afiliada da Globo em Alagoas, mas sinal chega a apenas três cidades
-
4PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira
-
5JUSTIÇA
Após decisão do STF, TV Asa Branca assume lugar da TV Gazeta como afiliada da Globo em AL