Internacional
OTAN pode acabar após palavras da chefe da Comissão Europeia sobre segurança, afirma jornalista
Após a declaração da chefe da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, de que a União Europeia (UE) deve ser responsável por sua própria segurança, a OTAN pode deixar de existir, escreveu na rede social X o jornalista irlandês Chay Bowes.
"Ursula von der Liar* [mentirosa, em inglês] basicamente anunciou que 'a Europa vai tomar sua segurança em suas próprias mãos'. Este é um potencial fim da OTAN, porque a chamada 'aliança defensiva' é completamente impotente sem os Estados Unidos", escreveu ele.
Anteriormente, Von der Leyen tinha expressado incerteza sobre as futuras relações com os EUA devido ao novo rumo político de Washington e pediu maior autonomia em questões de defesa e segurança.
Na semana passada, a mídia relatou que os países da UE terão de contrair novos empréstimos para aumentar as despesas com a defesa, o que irá provocar problemas econômicos no futuro.
No fim de janeiro, o presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou em conversa com jornalistas que os países da Organização do Tratado do Atlântico Norte, além dos EUA, devem gastar mais dinheiro em defesa e aumentar a participação dos gastos de defesa para 5% do PIB.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados