Internacional
Juiz federal bloqueia departamento de Musk de acessar registros do Departamento de Tesouro
Um juiz federal no início deste sábado, 8, bloqueou o Departamento de Eficiência Governamental DOGE), comandado por Elon Musk, de acessar registros do Departamento do Tesouro que contêm dados pessoais sensíveis, como números de Seguro Social e contas bancárias, de milhões de americanos.
O juiz distrital Paul A. Engelmayer emitiu a liminar preliminar depois que 19 procuradores-gerais democratas processaram o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O caso, arquivado no tribunal federal em Nova York, alega que a administração Trump permitiu que a equipe de Musk acessasse o sistema central de pagamentos do Departamento do Tesouro em violação da lei federal.
Engelmayer também disse que qualquer pessoa proibida de ter acesso às informações sensíveis desde 20 de janeiro deve destruir imediatamente todas as cópias do material baixado dos sistemas do Departamento do Tesouro. Ele marcou uma audiência para 14 de fevereiro.
O acesso do DOGE aos registros do Tesouro, bem como sua inspeção de várias agências governamentais, acendeu preocupação generalizada entre críticos sobre o crescente poder de Musk.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado