Internacional
Líder supremo do Irã critica negociações nucleares propostas com EUA e frustra plano de diálogo
O líder supremo do Irã afirmou nesta sexta-feira, 7, que as negociações com os Estados Unidos "não são inteligentes, sábias, nem honrosas", depois que o presidente americano, Donald Trump, sugeriu conversas sobre o programa nuclear iraniano. O aiatolá Ali Khamenei também declarou que "não deve haver negociações com tal governo", embora não tenha dado uma ordem direta para evitar o contato com Washington.
As palavras de Khamenei desafiam os sinais mais recentes de Teerã que indicavam disposição para negociar sobre seu programa nuclear, em troca do fim das sanções econômicas impostas por Trump. Khamenei, de 85 anos, sempre foi cauteloso ao falar sobre negociações com o Ocidente.
Ele lembrou que Trump retirou-se unilateralmente do acordo nuclear anterior, no qual o Irã havia limitado o enriquecimento de urânio e seu estoque do material, em troca da remoção das sanções. "Os americanos não cumpriram sua parte do acordo", afirmou Khamenei. "A pessoa que está no cargo hoje rasgou o acordo. Ele disse que faria isso, e fez."
Khamenei ainda acrescentou: "Essa é uma experiência da qual devemos aprender. Negociamos, fizemos concessões, comprometemo-nos, mas não alcançamos os resultados que queríamos. E, apesar de todas as falhas, o outro lado acabou violando e destruindo o acordo." Fonte: Associated Press.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado