Internacional
Reino Unido prepara retaliação aos EUA caso sejam impostas tarifas sobre produtos, diz mídia
O Reino Unido já trabalha na preparação de medidas retaliatórias caso o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, imponha tarifas sobre produtos britânicos. É o que revelou nesta segunda-feira (3) o jornal Financial Times, que citou um alto funcionário do governo do primeiro-ministro Keir Starmer.
Na última semana, Trump ameaçou impor tarifas contra a União Europeia e ainda não descartou a possibilidade de aplicá-las também aos produtos do Reino Unido.
"Estamos preparados. Esperamos trabalhar em estreita colaboração com o presidente Trump, mas os ministros sempre farão o que for melhor para os interesses nacionais", afirmou o funcionário ao jornal.
A medida acontece em meio ao anúncio de tarifas sobre produtos do México e do Canadá, que chegou a ser suspensa também nesta segunda por um mês.
Conforme a publicação, não há garantias que o Reino Unido seja poupado das intenções do presidente norte-americano.
Entre os setores que podem ter a imposição de tarifas pelo governo britânico, estão agropecuária e bens manufaturados. Apesar disso, Londres trabalha em alternativas diplomáticas para "evitar um conflito comercial direto".
Vai e volta de tarifas nos EUA
Trump assinou decretos com a imposição de tarifas sobre produtos do Canadá, México e China. No caso do Canadá, o indicador ficou em 25% para todas as importações, com exceção do setor de recursos energéticos, cuja taxa foi definida em 10%.
O mesmo valor foi aplicado ao México, enquanto a China, outro país afetado, foi determinada uma tarifa adicional de 10%, além das que já existem sobre o comércio entre os dois países.
Posteriormente, Trump anunciou a suspensão da aplicação das taxações ao México e ao Canadá por um mês, após um acordo entre envio militares às fronteiras com o objetivo de combater o tráfico de drogas e o fluxo de imigrantes ilegais.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados