Internacional
Justiça bloqueia ordem executiva de Trump que põe fim à cidadania para filhos de imigrantes
O juiz distrital John Coughenour emitiu nesta quinta-feira (23) uma ordem de restrição temporária para bloquear a medida do presidente dos EUA, Donald Trump, que buscava retirar a cidadania de filhos de imigrantes nascidos nos EUA.
Segundo a CNN News, o juiz aceitou um pedido dos procuradores-gerais de Washington e de três outros estados tradicionalmente democratas. Pelo menos 22 governadores se uniram e entraram com uma ação para bloquear a medida de Trump.
Na segunda-feira (20), depois de assumir a presidência dos EUA, Trump assinou uma ordem executiva para eliminar o direito à cidadania por nascença para filhos de imigrantes sem documentados nascidos nos EUA, reinterpretando a 14.ª Emenda da Constituição. A medida afetaria diretamente muitas famílias latinas.
Além da ordem que acaba com a cidadania por direito de nascimento, o presidente também impôs medidas para renomear o golfo do México para golfo da América, designar cartéis como organizações terroristas estrangeiras, limitar o reconhecimento oficial de gêneros pelo governo dos EUA apenas para masculino e feminino e se retirar da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Acordo de Paris, entre outras.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício
-
3SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
4ECONOMIA
Vencimento do IPVA 2026 começa para veículos com placas de final 0 no Rio
-
5TRIBUTOS MUNICIPAIS
Prefeitura do Rio começa a enviar guias do IPTU 2026; primeira cota vence em fevereiro