Internacional
Intenções de Trump de ampliar território dos EUA são presente para China e Rússia, diz mídia
As ameaças à Groenlândia, ao Canadá e ao Panamá do presidente eleito Donald Trump dão uma vantagem estratégica à China e à Rússia, relata o jornal Financial Times.
"A realidade é que as ameaças de Trump à Groenlândia, ao Panamá e ao Canadá são um presente absoluto para a Rússia e a China", ressalta a imprensa.
De acordo com o artigo, se Trump puder dizer sobre a necessidade estratégica de "ocupar" o canal do Panamá, a Rússia e a China também poderiam proteger seus interesses nacionais no contexto da Ucrânia e Taiwan, respectivamente.
"Mesmo que Trump nunca realize suas ameaças, ele já danificou a posição global dos EUA e seu sistema de alianças. E ele ainda não começou seu turno", afirma o Financial Times.
No início de janeiro, Trump disse que a Groenlândia deveria se tornar parte dos Estados Unidos para combater a influência da China e da Rússia. Ele anunciou a ideia de adquirir a ilha, que tem ampla autonomia dentro da Dinamarca, em 2019, durante seu primeiro mandato presidencial.
Tanto naquela época quanto agora, as autoridades da Groenlândia e da Dinamarca rejeitaram a proposta, chamando-a de não séria. Além disso, Trump está promovendo ativamente iniciativas para incorporar o Canadá aos Estados Unidos como o 51º estado e para devolver o controle do canal do Panamá aos Estados Unidos.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1CORRIDA ESPACIAL
Rússia avança em nova fase da corrida espacial e preocupa Ocidente, aponta mídia internacional
-
2LUTO NA CULTURA
Tony Germano, ator e dublador, morre aos 55 anos após acidente doméstico
-
3ANÁLISE INTERNACIONAL
BRICS se consolida em meio à instabilidade global, aponta especialista
-
4MÚSICA
Rock in Rio 2026: confira quando começa a venda de ingressos e os valores do Rock in Rio Card
-
5TECNOLOGIA MILITAR
Rússia amplia liderança em drones com expansão da Rubikon, aponta CNN