Internacional
Presidente sul-coreano é preso após tentar um golpe de Estado
O presidente da República da Coreia, Yoon Seuk-yeol, se entregou às autoridades nesta terça-feira (14). A notícia vem após horas de um impasse na execução de um mandato de prisão.
Nesta terça-feira (14) ocorreu a segunda tentativa de prisão do presidente sul-coreano Yoon Seuk-yeol, acusado de abuso de poder e insurreição. A tentativa de execução da ordem judicial, no entanto, foi novamente fracassada devido a um impasse entre as forças policiais, a segurança presidencial e apoiadores na frente da residência presidencial.
Após horas de indecisão, as autoridades sul-coreanas conseguiram ultrapassar três barricadas e adentrar na residência. Os advogados do presidente, contudo, conseguiram negociar o adiamento de sua prisão e coordenaram sua aparição no Escritório de Investigação de Corrupção de Altos Funcionários.
De acordo com o advogado, o presidente planeja viajar para a sede do escritório anticorrupção mais tarde, assim que os investigadores e a polícia deixarem a residência presidencial e os preparativos para sua viagem forem concluídos.Yoon deve chegar à sede dentro de uma a duas horas após todas as atividades serem concluídas, presumivelmente antes do meio-dia.
As autoridades sul-coreanas já haviam tentado executar o mandado de prisão contra o presidente em 3 de janeiro. No entanto, a guarda presidencial se recusou a permitir a entrada das autoridades na residência.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1CORRIDA ESPACIAL
Rússia avança em nova fase da corrida espacial e preocupa Ocidente, aponta mídia internacional
-
2LUTO NA CULTURA
Tony Germano, ator e dublador, morre aos 55 anos após acidente doméstico
-
3ANÁLISE INTERNACIONAL
BRICS se consolida em meio à instabilidade global, aponta especialista
-
4MÚSICA
Rock in Rio 2026: confira quando começa a venda de ingressos e os valores do Rock in Rio Card
-
5TECNOLOGIA MILITAR
Rússia amplia liderança em drones com expansão da Rubikon, aponta CNN