Internacional
EUA: Biden quer tirar Cuba de lista de patrocinadores do terrorismo para liberar prisioneiros
O governo do presidente dos EUA, Joe Biden, notificou o Congresso sobre a intenção de remover Cuba da lista de Estados patrocinadores do terrorismo. A medida, parte de um acordo mediado pela Igreja Católica, prevê a libertação de dezenas de prisioneiros políticos na ilha até 20 de janeiro, último dia do mandato do democrata.
O plano inclui reverter sanções impostas por Donald Trump em 2017, mas deve ser revogado pelo presidente eleito, que assume na próxima semana. O aliado do republicano Marco Rubio, futuro secretário de Estado e crítico do regime cubano, deve reforçar as sanções contra a ilha.
Trump recolocou Cuba na lista de patrocinadores do terrorismo em 2021, citando apoio do país ao regime de Nicolás Maduro, a recusa em extraditar rebeldes colombianos e o abrigo a americanos procurados. Grupos de direitos humanos, incluindo a Conferência de Bispos Católicos dos EUA, pressionaram Biden, alegando falta de evidências de envolvimento cubano com terrorismo atualmente.
*Com informações da Associated Press
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício
-
3SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
4TRIBUTOS MUNICIPAIS
Prefeitura do Rio começa a enviar guias do IPTU 2026; primeira cota vence em fevereiro
-
5ECONOMIA
Vencimento do IPVA 2026 começa para veículos com placas de final 0 no Rio