Internacional
Biden pretende remover Cuba da lista de financiadores de terrorismo
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, deverá notificar o Congresso dos EUA sua decisão de remover Cuba da lista de Estados patrocinadores de terrorismo, afirmou um oficial do governo norte-americano nesta terça-feira (14).
"O presidente Biden notificará o Congresso hoje que busca remover Cuba da lista de patrocinadores estatais do terrorismo do Departamento de Estado", disse o funcionário à repórteres.
Segundo a autoridade, o governo norte-americano não vê nenhuma evidência confiável do "apoio contínuo" de Cuba ao terrorismo internacional. Como parte do acordo, Cuba também deverá libertar um número "significativo" de prisioneiros "muito em breve", antes de 20 de janeiro, data da posse do presidente Donald Trump.
As duas equipes governamentais têm mantido contato sobre a decisão, e o governo Trump terá a oportunidade de reverter a iniciativa, destacou.
O servidor acrescentou que a Igreja Católica no Vaticano tem desempenhado um papel firme e consistente no diálogo com Cuba e em manter os EUA informados sobre as possíveis ações que Cuba realizará.
O embargo norte-americano à Cuba é o mais longevo da história, iniciando e se mantendo sob diferentes modalidades desde 1958. Em 1982 o Estado cubano foi designado como um financiador de terroristas devido ao apoio vocal à movimentos revolucionários.
Em um momento de reaproximação da ilha com os Estados Unidos em 2015, durante o governo de Barack Obama, Cuba foi retirada da lista, mas retornou em 2021 durante a primeira presidência de Trump.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício
-
3SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
4TRIBUTOS MUNICIPAIS
Prefeitura do Rio começa a enviar guias do IPTU 2026; primeira cota vence em fevereiro
-
5ECONOMIA
Vencimento do IPVA 2026 começa para veículos com placas de final 0 no Rio