Internacional
Biden pretende remover Cuba da lista de financiadores de terrorismo
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, deverá notificar o Congresso dos EUA sua decisão de remover Cuba da lista de Estados patrocinadores de terrorismo, afirmou um oficial do governo norte-americano nesta terça-feira (14).
"O presidente Biden notificará o Congresso hoje que busca remover Cuba da lista de patrocinadores estatais do terrorismo do Departamento de Estado", disse o funcionário à repórteres.
Segundo a autoridade, o governo norte-americano não vê nenhuma evidência confiável do "apoio contínuo" de Cuba ao terrorismo internacional. Como parte do acordo, Cuba também deverá libertar um número "significativo" de prisioneiros "muito em breve", antes de 20 de janeiro, data da posse do presidente Donald Trump.
As duas equipes governamentais têm mantido contato sobre a decisão, e o governo Trump terá a oportunidade de reverter a iniciativa, destacou.
O servidor acrescentou que a Igreja Católica no Vaticano tem desempenhado um papel firme e consistente no diálogo com Cuba e em manter os EUA informados sobre as possíveis ações que Cuba realizará.
O embargo norte-americano à Cuba é o mais longevo da história, iniciando e se mantendo sob diferentes modalidades desde 1958. Em 1982 o Estado cubano foi designado como um financiador de terroristas devido ao apoio vocal à movimentos revolucionários.
Em um momento de reaproximação da ilha com os Estados Unidos em 2015, durante o governo de Barack Obama, Cuba foi retirada da lista, mas retornou em 2021 durante a primeira presidência de Trump.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1MÚSICA
Joelson dos Oito Baixos leva o forró pé-de-serra ao Giro das Tradições nesta terça-feira (22)
-
2SEGURANÇA PÚBLICA
Homem apontado como integrante de 'Equipe Caos' do CV no Morro do Fubá morre em confronto com PMs
-
3CULTURA
Rick e Renner: dupla que atravessou quatro décadas e teve separações e polêmicas ao longo da carreira
-
4INCLUSÃO DIGITAL
Ministério das Comunicações autoriza novos canais de TV aberta em dois municípios de Alagoas
-
5CULTURA
Cantor Rick, da dupla com Renner, ostenta mansões nos Estados Unidos e interior de São Paulo; conheça