Internacional
Uganda vê BRICS como oportunidade de desenvolvimento ao se juntar como estado parceiro, diz ministro
Junto com outros oito países, Uganda se juntou oficialmente ao BRICS como um estado parceiro na última quarta-feira (8). A categoria de "países parceiros" foi introduzida na cúpula do grupo em Kazan, na Rússia, em outubro passado.

O novo status de Uganda como estado parceiro do BRICS é visto como uma oportunidade significativa para o desenvolvimento econômico e o avanço tecnológico, disse o Ministro de Estado das Relações Exteriores, John Mulimba, a um meio de comunicação chinês.
"Nós nos juntamos a uma plataforma ou associação de países altamente industrializados. […] O BRICS oferece uma oportunidade significativa de aprender com seus avanços e inovações tecnológicas, incluindo o uso da tecnologia da informação e comunicação como uma ferramenta para a transformação social", observou.
Com seu novo status como estado parceiro do BRICS, Uganda pode atrair investimentos de membros do BRICS para explorar recursos energéticos e minerais do país, o que também ajudaria a criar empregos, enfatizou a alta autoridade ugandense.
Segundo Mulimba, a parceria entre os países do bloco é uma forma de acessar opções alternativas de financiamento além das instituições financeiras ocidentais que impõem uma série de condições.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
2EUA
The New York Times publica ensaio sobre presidente Lula
-
3POSSIBILIDADE DE NOVAS ELEIÇÕES
Justiça Eleitoral cassa diplomas de prefeito e vice de Maribondo por abuso de poder econômico
-
4HISTÓRIA VIVA EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Jota Duarte, o homem de oito mandatos, chega aos 100 anos lúcido e ativo na memória política
-
5PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira