Internacional
Biden declara incêndio na Califórnia como desastre de grandes proporções
O presidente dos EUA, Joe Biden, declarou nesta quarta-feira como desastre de grandes proporções na Califórnia devido aos incêndios que estão ocorrendo no estado desde o início da semana, informou a Casa Branca.
"Hoje, o presidente Joseph R. Biden Jr. declarou que há um grande desastre no estado da Califórnia e ordenou ajuda federal para complementar os esforços de recuperação estaduais, tribais e locais nas áreas afetadas por incêndios florestais e ventos fortes iniciados no dia 7 de janeiro e que continuam", disse a Casa Branca em um comunicado.
O presidente também disponibilizou fundos de ajuda para pessoas afetadas em Los Angeles.
"A assistência pode incluir subsídios para moradia temporária e reparos residenciais, empréstimos de baixo custo para cobrir perdas de propriedades não seguradas e outros programas para ajudar indivíduos e empresários a se recuperarem dos efeitos do desastre", diz o comunicado.
O incêndio começou em Pacific Palisades, em Los Angeles, na terça-feira (7) e se espalhou, disseram autoridades florestais e de proteção contra incêndio da Califórnia. O fogo também atingiu Eaton, provocando ordens de evacuação.
Até o momento, pelo menos cinco pessoas morreram devido ao incêndio. O governo estima cerca de 8 mil hectares tenham sido queimados em todo estado.
A empresa de mídia AccuWeather disse que sua estimativa preliminar dos danos e perdas econômicas causados pelos incêndios florestais na Califórnia é de US$ 52 a 57 bilhões (cerca de R$318 a 349 bilhões).
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1CORRIDA ESPACIAL
Rússia avança em nova fase da corrida espacial e preocupa Ocidente, aponta mídia internacional
-
2LUTO NA CULTURA
Tony Germano, ator e dublador, morre aos 55 anos após acidente doméstico
-
3ANÁLISE INTERNACIONAL
BRICS se consolida em meio à instabilidade global, aponta especialista
-
4MÚSICA
Rock in Rio 2026: confira quando começa a venda de ingressos e os valores do Rock in Rio Card
-
5TECNOLOGIA MILITAR
Rússia amplia liderança em drones com expansão da Rubikon, aponta CNN