Internacional
Venezuela anuncia desmantelamento de grupo 'perigoso' de mercenários dos EUA, Ucrânia e Colômbia
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou nesta terça-feira (7) o desmantelamento de um grupo de mercenários dos Estados Unidos e da Colômbia ligados à oposição do país caribenho.
Ao todo foram detidos sete mercenários, três da Ucrânia, dois dos EUA e dois da Colômbia:
"Vinham para desenvolver ações terroristas contra a paz da Venezuela", afirmou o presidente durante um encontro com a milícia bolivariana.
O presidente venezuelano acrescentou que essas detenções são "de altíssimo nível", sem precedentes na história do país latino-americano.
Também hoje, deputados da Assembleia Nacional (parlamento unicameral) da Venezuela aprovaram por unanimidade o acordo de repúdio a ações de "interferência" de um grupo de ex-presidentes estrangeiros, declarando-os persona non grata.
"Os senhores deputados que concordam em aprovar este projeto, de acordo com as modificações já indicadas no calor do debate, expressam-no com o sinal habitual. Está aprovado por unanimidade", indicou o presidente do órgão legislativo, Jorge Rodríguez, durante sessão ordinária transmitida pelo canal estatal venezuelano de TV.
Ontem (6), a Venezuela rompeu relações diplomáticas com o Paraguai e também determinou a retirada de todo o corpo diplomático do país, após o presidente Santiago Peña defender o opositor venezuelano Edmundo González, que não reconhece a reeleição de Nicolás Maduro e se autodeclarou vencedor do pleito.
Estão na lista os ex-presidentes Andrés Pastrana, da Colômbia; Vicente Fox e Felipe Calderón, do México; Mario Abdo, do Paraguai; Mireya Moscoso e Ernesto Pérez Balladares, do Panamá; Jorge Quiroga, da Bolívia; e Laura Chinchilla, da Costa Rica.
A decisão do ente legislativo ocorre em meio aos recentes anúncios dos ex-presidentes integrantes do Grupo IDEA (Iniciativa Democrática da Espanha e das Américas) de criar uma comitiva para acompanhar González em sua tentativa de ingressar na Venezuela para se empossar como "presidente eleito" no dia 10 de janeiro.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício
-
3SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
4TRIBUTOS MUNICIPAIS
Prefeitura do Rio começa a enviar guias do IPTU 2026; primeira cota vence em fevereiro
-
5ECONOMIA
Vencimento do IPVA 2026 começa para veículos com placas de final 0 no Rio