Internacional
Venezuela rompe relações diplomáticas com o Paraguai e retira seu pessoal diplomático
Medida foi anunciada pelo governo venezuelano nesta segunda-feira (6) após declarações do presidente do Paraguai, Santiago Peña sobre a situação política do país.
A Venezuela rompeu relações diplomáticas com o Paraguai e também determinou a retirada de todo o corpo diplomático do país. Conforme o comunicado, a decisão acontece após o presidente Santiago Peña defender a oposição liderada por Edmundo González, que não reconhece a reeleição de Nicolás Maduro.
González ainda ameaça voltar à Venezuela para tomar posse no lugar de Maduro, que recebeu 51,2% dos votos, conforme o órgão eleitoral do país. O governo ainda acusa uma tentativa de golpe de Estado em Caracas com o apoio dos Estados Unidos.
"A República Bolivariana da Venezuela rejeita categoricamente as declarações do presidente do Paraguai, Santiago Peña, que, ignorando o direito internacional e o princípio de não intervenção, reincide em uma prática fracassada que remete às fantasias políticas do extinto Grupo de Lima com sua ridícula aventura chamada Guaidó", afirma o comunicado divulgado pelo ministro das Relações Exteriores, Yván Gil.
Mais lidas
-
1CORRIDA ESPACIAL
Rússia avança em nova fase da corrida espacial e preocupa Ocidente, aponta mídia internacional
-
2LUTO NA CULTURA
Tony Germano, ator e dublador, morre aos 55 anos após acidente doméstico
-
3ANÁLISE INTERNACIONAL
BRICS se consolida em meio à instabilidade global, aponta especialista
-
4MÚSICA
Rock in Rio 2026: confira quando começa a venda de ingressos e os valores do Rock in Rio Card
-
5TECNOLOGIA MILITAR
Rússia amplia liderança em drones com expansão da Rubikon, aponta CNN