Internacional
Modernização de bombardeiro Tu-160 mostra que os EUA subestimaram seriamente a Rússia, diz mídia
Modernização dos bombardeiros estratégicos da Rússia Tu-160 sinaliza o fracasso da abordagem dos EUA às relações com Moscou, escreve a revista americana The National Interest.
"Lançamento do programa de modernização, que foi solicitado pelo [escritório de projetos] Tupolev para seu Tu-160, foi um movimento inteligente de Moscou. […] Washington cometeu um grave erro ao virar a Rússia pós-soviética contra si. Nos disseram que a Rússia […] pode ser facilmente ignorada e maltratada. […] a evolução do poderoso Tu-160M é uma das evidências da falsidade de tais noções", disse o artigo.
Segundo observa a revista, o Tu-160 desempenha um papel crucial na tríade nuclear russa. Os bombardeiros russos podem lançar uma grande variedade de armas a partir de grandes distâncias. Destaca-se que o novo radar e os meios atualizados de resistência à interferência permitem aos bombardeiros controlar sempre a situação e romper eficazmente a defesa aérea inimiga.
"O Tu-160M […] é um assassino de sangue frio", enfatiza o material.
O primeiro protótipo do Tu-160M foi criado como parte de um programa de grande escala para modernizar os sistemas de aviação de longo alcance, que está sendo realizado pela russa Tupolev, e que fez seu voo de estreia em 12 de janeiro de 2022.
O novo Tu-160M recebeu motores modernizados, equipamentos eletrônicos e aviônicos de bordo atualizados, armas modernas e novos sistemas de controle, além de meios de guerra eletrônica.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício
-
3SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
4TRIBUTOS MUNICIPAIS
Prefeitura do Rio começa a enviar guias do IPTU 2026; primeira cota vence em fevereiro
-
5ECONOMIA
Vencimento do IPVA 2026 começa para veículos com placas de final 0 no Rio