Internacional
Rosatom processará Siemens por não entregar equipamentos à usina nuclear de Akkuyu
A alemã Siemens enfrentará uma ação judicial por se recusar a entregar equipamentos já pagos à Unidade 1 da central nuclear de Akkuyu, afirmou Aleksei Likhachev, diretor-geral da Rosatom, estatal russa de atividades nucleares.

Em entrevista ao canal de TV Russia 24, Likhachev afirmou que houve uma "recusa demonstrativa da Siemens em fornecer equipamentos que já haviam sido fabricados e pagos para o projeto na Turquia".
"Obviamente, haverá ações judiciais. O equipamento pré-pago não foi entregue. Isso nos trouxe despesas adicionais tanto para a compra específica do equipamento quanto para ajustar as datas de instalação deste equipamento."
"Essas reivindicações serão processadas", enfatizou Aleksei Likhachev.
Em outubro de 2024, o vice-primeiro-ministro russo Aleksandr Novak relatou que a Siemens alemã havia violado suas obrigações de fornecer equipamentos para a Unidade 1 da planta nuclear de Akkuyu na Turquia, as negociações com a empresa não produziram resultados, então uma alternativa foi a compra de países amigos.
Os lados russo e turco estão avaliando em conjunto como a situação com a recusa da Siemens em fornecer equipamentos para a usina afetou a implementação do projeto da central nuclear de Akkuyu, disse à Sputnik o diretor de Organização de Construção e Produção da empresa do projeto nuclear de Akkuyu, Denis Sezyomin.
A construção da primeira usina nuclear da Turquia, Akkuyu, se tornou o maior projeto conjunto russo-turco. Após o comissionamento de todas as quatro unidades com reatores russos avançados VVER-1200 com capacidade de 1200 MW cada, a central gerará cerca de 35 bilhões de kWh por ano e cobrirá até 10% das necessidades de eletricidade da Turquia.
O trabalho de comissionamento está ativamente em andamento na Unidade 1 da central de Akkuyu, disse Likhachev anteriormente. A instalação da turbina na primeira unidade foi concluída com sucesso no final de 2024.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca corta contratos e congela novos projetos após disputa judicial com TV Gazeta
-
2CRIME
Duas prisões por crimes de pedofilia chocam Palmeira dos Índios
-
3ARAPIRACA
Prefeitura recupera vias nos bairros Guaribas e Verdes Campos em Arapiraca
-
4DIA INTERNACIONAL DA MULHER
8 de março: policial, mas antes de tudo mulher
-
5MACEIÓ
Rui Palmeira denuncia que aplicação do Banco Master foi feita com consultoria investigada pela PF