Internacional
Biden discutiu com sua equipe possíveis ataques contra instalações nucleares do Irã, diz mídia
O conselheiro para a Segurança Nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, apresentou ao presidente dos EUA, Joe Biden, opções para um potencial ataque norte-americano às instalações nucleares iranianas caso o Irã tome medidas para desenvolver armas nucleares

"O conselheiro de segurança nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, apresentou ao presidente Biden opções para um possível ataque dos EUA às instalações nucleares do Irã se os iranianos avançarem em direção a uma arma nuclear antes de 20 de janeiro", afirma o portal.
O Axios também acrescenta que isto aconteceu em uma reunião há várias semanas e permaneceu secreta até agora.
Como resultado, Biden não tomou nenhuma decisão final sobre a questão. A discussão não foi motivada pelo surgimento de novas informações de inteligência, mas teve como objetivo elaborar possíveis cenários, disseram as fontes da imprensa.
"As fontes disseram que alguns dos assessores de Biden, incluindo Sullivan, acreditam que a degradação das defesas aéreas e das capacidades de mísseis do Irã, juntamente com o enfraquecimento significativo dos representantes regionais do Irã, aumentaria as chances de um ataque bem-sucedido e diminuiria o risco de retaliação iraniana e escalada regional", elabora o Axios.
Anteriormente, o ex-enviado especial adjunto dos EUA para o Irã, Richard Nephew, escreveu que os EUA podem ser obrigados a atacar o Irã "em breve" se Washington não conseguir alcançar rapidamente a suspensão do programa nuclear de Teerã nas negociações.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca corta contratos e congela novos projetos após disputa judicial com TV Gazeta
-
2CRIME
Duas prisões por crimes de pedofilia chocam Palmeira dos Índios
-
3ARAPIRACA
Prefeitura recupera vias nos bairros Guaribas e Verdes Campos em Arapiraca
-
4DIA INTERNACIONAL DA MULHER
8 de março: policial, mas antes de tudo mulher
-
5MACEIÓ
Rui Palmeira denuncia que aplicação do Banco Master foi feita com consultoria investigada pela PF