Internacional
Zimbábue abole pena de morte no país
O presidente do Zimbábue, Emmerson Mnangagwa, assinou nesta terça-feira (31) legislação que abole oficialmente a pena de morte no país africano.
Apesar de uma moratória sobre a pena de morte em vigor desde 2005, os tribunais do Zimbábue continuaram a condenar pessoas à morte por crimes como assassinato, traição e terrorismo. A última pessoa condenada a pena de morte foi executada em 2005.
Há cerca de 60 prisioneiros no corredor da morte no Zimbábue. Espera-se que suas sentenças sejam comutadas para penas de prisão.
A nova lei permite que a suspensão da pena de morte seja levantada durante um estado de emergência.
O próprio presidente já enfrentou pena de morte nos anos 1960, por ter explodido um trem durante a guerra de independência contra o regime de minoria branca. A pena acabou sendo transformada em dez anos de prisão. Líder do país desde 2018, ele já se opôs publicamente à pena de morte.
Mnangagwa foi o primeiro presidente eleito após quase 40 anos de regime do ex-presidente Robert Mugabe, que governou o país desde 1980 até novembro de 2017, após ser derrubado por um golpe de Estado.
Outros países africanos, como Quênia, Libéria e Gana, têm avançado em seus parlamentos na discussão da abolição da pena de morte.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1CAMPEONATO BRASILEIRO
Grêmio empata com Red Bull Bragantino e desperdiça chance de entrar no G-4
-
2ALERTA METEOROLÓGICO
Litoral de SP pode registrar em poucas horas chuva prevista para o mês inteiro
-
3TELEVISÃO • NOVELA DAS 6
A nobreza do amor, nova novela das 6 da Globo, destaca aristocracia africana na TV
-
4DESFALQUE NA DECISÃO
Cássio sofre estiramento no joelho e desfalca Cruzeiro na final do Mineiro; Gerson está liberado
-
5SAÚDE
Anvisa aprova medicamento inovador que retarda avanço do diabetes tipo 1