Internacional
Investigadores pedem mandado de prisão contra o ex-presidente sul-coreano Yoon Suk-yeol, diz mídia
Uma equipe de investigadores do Escritório de Investigação de Corrupção de Altos Funcionários (CIO, na sigla em inglês) da Coreia do Sul solicitou um mandado de prisão contra o ex-presidente Yoon Suk-yeol por imposição da lei marcial no país, informou a a
De acordo com a mídia, a ordem foi solicitada sob acusações de insurreição e abuso de poder, isto depois de o ex-presidente ter ignorado três convocatórias para comparecer à inquirição por órgãos competentes.
No dia 3 de dezembro, Yoon Suk-yeol declarou a lei marcial na Coreia do Sul para evitar ser destituído do cargo e acusou a oposição de simpatizar com a Coreia do Norte, uma afirmação que as forças da oposição chamaram de "ridícula".
Yoon fechou o Parlamento, proibiu as atividades dos partidos políticos e colocou a mídia sob controle militar.
Posteriormente, a maioria dos deputados conseguiu entrar na Assembleia Nacional e votou a favor da suspensão da lei marcial, decisão que Yoon teve de aceitar.
No dia 14 de dezembro, a Assembleia Nacional da República da Coreia apoiou o impeachment de Yoon Seok-yeol, com 204 votos a favor e 85 contra.
Yoon é investigado por supostos crimes de traição, rebelião e abuso de poder. Também estão sob investigação o agora ex-ministro da Defesa Kim Yong-hyun e oficiais superiores das Forças Armadas.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício
-
3SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
4TRIBUTOS MUNICIPAIS
Prefeitura do Rio começa a enviar guias do IPTU 2026; primeira cota vence em fevereiro
-
5DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento