Internacional
O que torna o canal do Panamá importante e será que Trump pode realmente se apoderar dele?
O presidente eleito dos EUA Donald Trump está de olho no canal do Panamá, provocando uma reação do país e fazendo com que os observadores tentem entender se Washington poderia de fato se apoderar da hidrovia. O que torna o canal importante, e será que Tru
Ultimamente, Trump provou que ainda é um mestre troll com uma série de publicações virais nas redes sociais falando sobre o desejo dos EUA de retomarem o canal do Panamá e a Groenlândia e transformarem o Canadá no 51º estado norte-americano.
Aparentemente, o Panamá não entendeu a "piada", e o presidente José Raúl Mulino foi às redes sociais para enfatizar que "cada metro quadrado" do canal "pertence ao Panamá e continuará pertencendo ao Panamá".
"Isso é o que vamos ver!", retrucou Trump.
Qual é a importância do canal?
Será que Trump realmente está falando sério?
Trump "estava apenas fazendo uma piada" e não há nenhuma maneira legal de os EUA realmente restaurarem seu controle sobre o canal do Panamá, disse o veterano especialista em assuntos geopolíticos e política comercial Thomas Pauken II à Sputnik.
Além de destacar a "reação exagerada" à sua piada por parte da mídia e de altos funcionários, a discussão de Trump sobre o canal foi realmente projetada para abordar a denúncia de cobrança excessiva dos transportadores dos EUA, disse Pauken.
Segundo o especialista, as ameaças duras de Trump têm o objetivo de fazer "essas taxas caírem" e verificar se os concorrentes comerciais dos EUA, especialmente a China, estão recebendo algum tratamento preferencial.
"É claro que todos os que têm bom senso, incluindo pessoas que supostamente são diplomatas, funcionários da mídia e até mesmo especialistas em direito, devem saber que Trump não pode assumir o controle do сanal do Panamá se o Panamá se recusar a permitir isso", enfatizou o observador.
O canal pode se tornar um ponto de confronto entre a China e os Estados Unidos, acredita Pauken, mas somente "se Pequim e Washington optarem por iniciar, lançar e desencadear guerras comerciais" em vez de se sentarem e elaborarem um "grande acordo" que ambos os lados considerem justo.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício
-
3SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
4TRIBUTOS MUNICIPAIS
Prefeitura do Rio começa a enviar guias do IPTU 2026; primeira cota vence em fevereiro
-
5DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento