Internacional
Política externa de Trump na América Latina será uma 'Doutrina Monroe do século 21', atesta analista
Donald Trump, o presidente eleito dos Estados Unidos, buscará um renascimento da Doutrina Monroe em sua política externa, disse Carlos Manuel López Alvarado, um internacionalista mexicano da UNAM, em entrevista à Sputnik.
"A América Latina é sua área natural de influência, é uma área vital; historicamente, os Estados Unidos sempre se projetaram para a região latino-americana, então haverá, naturalmente, um ressurgimento da Doutrina Monroe do século 21", comentou.
No entanto, ele ressaltou que o próximo presidente dos EUA "não pode contornar os canais legais que lhe permitem recuperar essa zona de influência", referindo-se às tentativas do republicano de retomar o controle do Canal do Panamá.
Nesse sentido, o especialista considerou que não se trata de mais do que "um anúncio sensacionalista" cujo objetivo é manter a atenção sobre ele, seu discurso e seu projeto de governo.
Estabelecida há 200 anos, a Doutrina Monroe demarcou a América Latina como esfera de influência política e econômica dos Estados Unidos.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1CAMPEONATO BRASILEIRO
Grêmio empata com Red Bull Bragantino e desperdiça chance de entrar no G-4
-
2ALERTA METEOROLÓGICO
Litoral de SP pode registrar em poucas horas chuva prevista para o mês inteiro
-
3DESFALQUE NA DECISÃO
Cássio sofre estiramento no joelho e desfalca Cruzeiro na final do Mineiro; Gerson está liberado
-
4DENÚNCIA NA PGR
Deputado do Novo protocola notícia-crime contra Moraes e esposa por suposto envolvimento no caso Master
-
5SAÚDE
Anvisa aprova medicamento inovador que retarda avanço do diabetes tipo 1