Internacional
Política externa de Trump na América Latina será uma 'Doutrina Monroe do século 21', atesta analista
Donald Trump, o presidente eleito dos Estados Unidos, buscará um renascimento da Doutrina Monroe em sua política externa, disse Carlos Manuel López Alvarado, um internacionalista mexicano da UNAM, em entrevista à Sputnik.
"A América Latina é sua área natural de influência, é uma área vital; historicamente, os Estados Unidos sempre se projetaram para a região latino-americana, então haverá, naturalmente, um ressurgimento da Doutrina Monroe do século 21", comentou.
No entanto, ele ressaltou que o próximo presidente dos EUA "não pode contornar os canais legais que lhe permitem recuperar essa zona de influência", referindo-se às tentativas do republicano de retomar o controle do Canal do Panamá.
Nesse sentido, o especialista considerou que não se trata de mais do que "um anúncio sensacionalista" cujo objetivo é manter a atenção sobre ele, seu discurso e seu projeto de governo.
Estabelecida há 200 anos, a Doutrina Monroe demarcou a América Latina como esfera de influência política e econômica dos Estados Unidos.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados