Internacional
Política externa de Trump na América Latina será uma 'Doutrina Monroe do século 21', atesta analista
Donald Trump, o presidente eleito dos Estados Unidos, buscará um renascimento da Doutrina Monroe em sua política externa, disse Carlos Manuel López Alvarado, um internacionalista mexicano da UNAM, em entrevista à Sputnik.

"A América Latina é sua área natural de influência, é uma área vital; historicamente, os Estados Unidos sempre se projetaram para a região latino-americana, então haverá, naturalmente, um ressurgimento da Doutrina Monroe do século 21", comentou.
No entanto, ele ressaltou que o próximo presidente dos EUA "não pode contornar os canais legais que lhe permitem recuperar essa zona de influência", referindo-se às tentativas do republicano de retomar o controle do Canal do Panamá.
Nesse sentido, o especialista considerou que não se trata de mais do que "um anúncio sensacionalista" cujo objetivo é manter a atenção sobre ele, seu discurso e seu projeto de governo.
Estabelecida há 200 anos, a Doutrina Monroe demarcou a América Latina como esfera de influência política e econômica dos Estados Unidos.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca corta contratos e congela novos projetos após disputa judicial com TV Gazeta
-
2ARAPIRACA
Prefeitura recupera vias nos bairros Guaribas e Verdes Campos em Arapiraca
-
3CRIME
Duas prisões por crimes de pedofilia chocam Palmeira dos Índios
-
4FUTEBOL
CRB expulsa sócio-torcedor por fraude e agressão a funcionária grávida no Rei Pelé
-
5MACEIÓ
Rui Palmeira denuncia que aplicação do Banco Master foi feita com consultoria investigada pela PF