Internacional
Queda de Assad na Síria cortou linha de suprimentos essencial do Irã, diz Hezbollah
O Hezbollah perdeu sua rota de suprimento mais importante do Irã através da Síria, disse o chefe da milícia libanesa, Naim Qassem. Esta é a primeira vez que o grupo militante reconheceu publicamente como a queda do regime de Bashar al-Assad na Síria prejudicou a capacidade do grupo de se rearmar, após uma dura campanha de ataques israelenses.
"Sim, o Hezbollah perdeu nesta fase sua linha de suprimento militar através da Síria, mas esta perda é meramente um detalhe no panorama da resistência", disse Naim, em seus primeiros comentários públicos desde que Assad foi derrubado. "A linha de suprimento pode voltar normalmente com o novo regime, e podemos sempre procurar outras maneiras, a resistência é flexível e pode se adaptar", acrescentou.
O governo Assad era o aliado estatal mais importante para a aliança do Irã com milícias regionais e entidades políticas em todo o Oriente Médio, que inclui o Hezbollah.
A Síria também era o elo geográfico chave permitindo que o fluxo de armas e outros materiais se movessem por terra do Irã para o Líbano, onde o Hezbollah projetou a frente do Irã contra seu arqui-inimigo comum, Israel. Fonte: Dow Jones Newswires
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado