Internacional
Representante: Sul Global está 'extremamente decepcionado' com fim de audiências do clima em Haia
Uma porta-voz das nações mais vulneráveis às mudanças climáticas expressou, nesta sexta-feira (13), sua "enorme decepção" com a postura das grandes potências poluidoras e solicitou ao tribunal superior da Organização das Nações Unidas (ONU) que as respons
Os juízes da Corte Internacional de Justiça (CIJ) escutaram durante dez dias os argumentos das principais economias globais, que foram refutados por pequenas nações insulares e organizações que defendem os países mais suscetíveis aos impactos das mudanças climáticas.
As audiências evidenciaram as divergências entre os maiores emissores de gases responsáveis pelo aquecimento global e as nações que mais sofrem com as consequências dessas mudanças no clima.
A maioria das grandes economias, como Estados Unidos, China e Índia, defende que a CIJ não deve modificar a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC).
Em nome de um grupo de 79 países da África, Caribe e Pacífico, Cristelle Pratt declarou à mídia estrangeira que há uma "enorme decepção".
"Não podemos depender apenas dos tratados climáticos para enfrentar essa crise global", afirmou Pratt, que é secretária-geral adjunta da Organização dos Estados da África, Caribe e Pacífico (ACP).
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício
-
3SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
4TRIBUTOS MUNICIPAIS
Prefeitura do Rio começa a enviar guias do IPTU 2026; primeira cota vence em fevereiro
-
5DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento